Fenapsi na luta em favor da construção coletiva das DCNs



O Encontro Nacional do Ano da Formação em Psicologia aprovou 33 propostas que vão compor uma minuta que vai ser objeto de consulta pública por meio dos
canais de comunicação das entidades que organizam o processo de revisão das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Psicologia.

Representantes da Abep, do CFP e a vice-presidenta da Fenapsi, Fernanda Magano, conduzem os trabalhos do Encontro Nacional 


O evento nacional aconteceu em Brasília, no dia 5 de maio, encerrando a série de reuniões, iniciadas no início de 2018. O processo de construção coletiva reuniu psicólogas/os da educação, estudantes de Psicologia, docentes entre outros atores, que participaram de 118 eventos preparatórios e de cinco encontros regionais. O processos foi conduzido pela Fenapsi, pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pela Associação Brasileira de Psicologia (Abep).

"Nomeamos o ano da formação pela importância de pensar as diretrizes curriculare naiconais, e o processo surge de uma demanda do Conselho Nacional de Saúde e da CIRHRT (Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho), que está construindo e reproduzindo as diretrizes das 14 profissões da saúde. Então, foi um momento muito importante e democrático, o processo não acaba aqui. Vamos para a consulta pública. E depois faremos os trâmites com o Conselho Nacional de Saúde e a Cirt e o Conselho Nacional de Educação. Essa construção é uma grande vitória, mesmo neste cenário difícil", expôs a vice-presidenta da Fenapsi, Fernanda Magano, em entrevista ao CFP, ao final do Encontro Nacional.


Números. 82 delegadas/os de todo o País estiveram presentes no Encontro Nacional do Ano de Formação. Elas/es se debruçaram sobre 120 teses (levantadas nos eventos regionais) e, a partir das discussões, aprovaram 33 propostas que podem trazer alterações nas DCNs. O debate abordou as seguintes temáticas: “perfil do egresso”, “licenciatura”, “concepção geral da formação”, “estágios”, “pesquisa”, “extensão”, “metodologia de ensino e sistema de avaliação”.  

Após a consulta pública nacional, a minuta será submetida aos Conselhos Nacionais de Saúde e de Educação.

Crédito das imagens: página do CFP. 

Acessos: 146

Endereço e Telefones

(31) 3295-2404
Rua Tomé de Souza, 860, sala 104, Funcionários
Belo Horizonte / Minas Gerais - CEP 30140-909
fenapsi@veloxmail.com.br

© 2017 Fenapsi. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SiteSindical

Search

Acesso Restrito